Desevolvimento
Conclusão do poço
O poço fica “concluído” quando um tubo de aço, chamado de revestimento, é baixado, perfurado e cimentado. Depois perfura-se o tubo na área desejada, criando um caminho para o gás natural na rocha. Em seguida, outro tubo de aço, chamado gasoduto, é inserido no poço, permitindo que o gás natural flua de uma profundidade de 2.500 metros abaixo do mar.
Colecta
No fundo do mar, o gás natural é recolhido nos sistemas de colecta submarina de vários poços. A partir daqui o gás natural é conduzido através de uma rede de gasoduto até à instalação de GNL em terra. Os sistemas submarinos são projectados com controlos subaquáticos para regular o fluxo dos poços e fornecer um meio seguro e confiável para ser desligado.
Processamento & liquefação
Na instalação em terra do Projecto Mozambique LNG, o gás natural será recebido, pré-tratado e liquefeito. Durante o pré-tratamento, o gás natural passará por uma série de gasodutos e embarcações projectadas para remover água e líquidos de hidrocarbonetos, juntamente com quaisquer impurezas, assegurando assim um gás natural de alta qualidade.
Após o tratamento e condicionamento do gás natural é tratado, o fluxo de gás é direccionado para uma unidade de liquefação, onde passará por vários estágios de refrigeração. Ao arrefecer o gás a aproximadamente -162 ° C, este condensa-se num líquido claro, incolor e não tóxico. O processo de liquefação reduz o volume do gás em 600 vezes, facilitando o armazenamento e o transporte.
Armazenamento de GNL
Depois de liquefeito, o GNL é entregue em grandes tanques, especialmente projectados, selados e não pressurizados, onde é armazenado, a -162 ° C, até estar pronto para transporte. Todos os tanques para o Projecto Mozambique LNG seguirão rigorosos padrões da indústria em termos de contenção total. Os tanques de contenção total geralmente consistem num recipiente primário de aço níquel a 9%, conhecido pela sua excelente resistência e durabilidade em temperaturas criogénicas.
Em torno deste recipiente, há uma estrutura de betão pré-esforçado que proporciona uma contenção primária do vapor e uma contenção secundária do líquido. Caso necessário, o tanque externo também pode conter o líquido e proporcionar uma libertação segura e controlada do vapor. Além disso, as instalações de armazenamento são equipadas com sistemas avançados de segurança para monitorizar pressões, detectar precocemente problemas e ativar rapidamente um desligamento de emergência, se necessário.
Expedição e transporte de GNL
Dos tanques de armazenamento, o GNL será transportado através de gasodutos isolados para um cais de exportação próximo, onde será carregado em embarcações de GNL desenvolvidas especificamente para este propósito.
Os navios de GNL têm vários tamanhos, formas e modelos. Não há um “tamanho único”. Cada projeto desenvolve o seu próprio tamanho de navio. Uma característica fundamental das embarcações de casco duplo é a presença de tanques de contenção isolados, mantendo o GNL líquido para viagens marítimas até aos mercados e consumidores em todo o mundo. Uma vez carregado no navio, este mantém o GNL no estado líquido durante a viagem para entrega aos mercados globais. O navio de GNL actua como o “gasoduto” flutuante, levando o GNL para diferentes destinos em todo o mundo. O tempo de viagem de Moçambique até os terminais no norte da Índia pode levar cerca de 7 dias, enquanto a entrega de carga de GNL para determinados mercados japoneses poderá demorar aproximadamente 17 dias. Ao alcançar o destino, o GNL é descarregado no terminal de regaseificação do comprador. O GNL é então transferido para tanques de armazenamento e passa por um processo de vaporização, onde é aquecido para converter novamente em gás natural. Este gás natural de combustão limpa é então entregue aos utilizadores finais para fornecimento de energia.
Preparação para a produção de GNL
Após a perfuração bem-sucedida de um poço e a confirmação das quantidades comerciais de gás natural por meio de actividades de avaliação, inicia-se a fase de desenvolvimento. Esta fase geralmente envolve a preparação dos poços para produção.
Devido à localização do gás natural descoberto na Área 1 offshore de Moçambique, que fica a cerca de 40 quilómetros da costa e em profundidades de água de aproximadamente 1.600 metros, é necessário utilizar equipamento especialmente projectado para produzir, colectar, processar e transportar o gás natural até às instalações em terra para o processamento.